©2017 by Helpweb Brasil

 
Buscar
  • Jandrey Schmidt

Não entre em guerra com as empresas de contabilidade online

Atualizado: 26 de Ago de 2019


Eis aqui uma pergunta que está no dia a dia dos contadores e contabilistas que atuam ainda da maneira tradicional, sem a utilização de muita tecnologia e mesmo trabalhando duro com um atendimento personalizado e único para cada cliente, os profissionais contábeis continuam a cada dia perdendo mercado.


Mas a culpa não é das empresas de contabilidade online.


Provavelmente você deve estar se perguntando: Como assim?


Você provavelmente lembra-se da crise financeira que ocorreu em meados de 2008, que segundo George Soros foi precipitada pela "bolha imobiliária" e de acordo com ele foi similar às crises que ocorreram desde a Segunda Guerra Mundial, em intervalos de quatro a 10 anos. No entanto, Soros faz uma importante distinção entre essa crise e as anteriores, considerando a crise atual como o clímax de uma super expansão que ocorrera nos últimos anos.


Esse "super boom" relatado por Soros, foi o início da 4° revolução industrial lá fora, digamos que foi o "início do futuro" para os gringos. Não foi à toa que entre 2008 e 2009 surgiram empresas como a Uber e a Airbnb.


Mas o que isso têm a ver com os contadores brasileiros?


A 4° revolução industrial já chegou ao Brasil. Não temos 13 milhões de desempregados apenas pela atual situação do país mas por não termos profissionais qualificados e preparados para trabalhar com tecnologia.


Como exemplo posso citar alguns advogados mais antigos que visitamos e que estão abandonando a profissão por causa do processo eletrônico pois se o estagiário por algum motivo falta ou não pode fazer essa "ponte" entre o advogado sênior e o processo eletrônico por estar atarefado com outros clientes as coisas não fluem.


Isso é apenas um exemplo, assim como o IBM Watson está ganhando espaço no mercado jurídico por causa dos tantos advogados que não se especializaram em nenhuma área do direito e querem trabalhar com todo e qualquer processo.


Não vou me ater a explicar a fundo o que é o IBM Watson, resumidamente é um super computador que trabalha com inteligência artificial para resolver os problemas do seu negócio de forma inteligente e fazer com que tudo fique mais simples.


O mesmo está acontecendo com os contadores em relação as empresas de contabilidade online. Mas as empresas de contabilidade online são tão limitadas quanto os contadores. Enquanto as empresas de contabilidade online trabalham limitadamente com apenas alguns processos, o contador têm uma limitação importante: o tempo.


Então, o que o contador(e outros profissionais) devem fazer para continuar no mercado e desenvolver o seu negócio da melhor maneira na 4° revolução industrial?


A resposta é simples mas exige um grande empenho dos profissionais: Especialização. Qual seria a melhor especialização do que a Lei que tornou isso possível?


Entenda a 4° revolução industrial nesse artigo: link

52 visualizações