• Jandrey Schmidt

O papel do Encarregado de Proteção de Dados - (DPO) - parte 1

Atualizado: 29 de Ago de 2019


O Encarregado de Proteção de Dados têm um papel fundamental não só no compliance da sua empresa mas na manutenção do mesmo.


A atuação do DPO pode ser deturpada em alguns casos, tanto é que não precisamos procurar muito na internet para ver algum artigo afirmando de forma errada que esse profissional pode ser responsabilizado juntamente com a empresa no caso de algum incidente que possa resultar em vazamento de dados dos titulares.


Para que não haja dúvidas sobre o papel desse profissional, exemplificaremos da forma mais leiga possível com uma situação hipotética.


Imagine uma casa, essa casa possui um proprietário, um mordomo e uma empresa de segurança externa que não têm permissão de adentrar na residência, apenas em caso de invasão domiciliar. Pois bem, a casa é a sua empresa. O proprietário, logo, é você. Sendo assim, o mordomo é o seu colaborador e a empresa de segurança, o DPO.


A empresa de segurança conhece a sua rotina mas não têm a permissão para entrar, muito menos para responder por você no caso de chegar alguma correspondência, certo? Ok, então como essa empresa pode ser responsabilizada por um objeto que foi furtado de dentro da casa? Vamos um pouco mais além, e no caso de uma invasão, ela pode ser responsabilizada? A resposta é a mesma, não!

A função é de prevenção, adotando medidas e procedimentos de segurança para evitar que o pior aconteça mas o invasor vai tentar de alguma forma romper essa segurança, e ele nem precisa rompê-la para entrar no ambiente da sua empresa.


Como no exemplo tradicional, não adianta de nada um datacenter de 10 milhões de reais com material de ponta, servidores de última geração, políticas de segurança, treinamento aos colaboradores, se num descuido, com uma foto tirada pelo celular o colaborador pode sair com os dados de algum cliente e vazar. Estamos no século XXI, não existe 100% de segurança. Isso é marketing.


Existem medidas preventivas e melhores práticas quanto a segurança da informação que podem ser implementadas, que obviamente trazem mais segurança ao seu negócio mas ele nunca(ou pelo menos nesse século) estará a salvo dos ataques ou de falhas. Ter um DPO na sua empresa, traz não só maior credibilidade a sua empresa e segurança em questão de compliance mas também facilita a gestão do seu negócio.


Essa é só a primeira parte desse artigo, a segunda você pode conferir aqui.


38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

DPO não é Coach.

Já faz algum tempo que penso em escrever esse artigo mas vou adiando, adiando... A ideia desse artigo é apresentar à você, com fatos e exemplos o que a Europa viveu com a GDPR (General Data Protection

©2017 by Helpweb Brasil