• Jandrey Schmidt

Você sabe o que é regtech?

É no mínimo inusitado que uma área da tecnologia esteja sendo reconhecida por muitos profissionais somente em 2021, vocês não acham?


E eu acredito que muitos de vocês que estão lendo isso, concordariam comigo se eu dissesse que muitos profissionais tomaram conhecimento dessa área por causa da LGPD ou a partir do próprio GDPR, não é mesmo?


Ainda assim, de acordo com o que vejo no dia a dia da Helpweb Brasil, eu percebo que raríssimos são os profissionais que realmente sabem e compreendem o que é regtech.


Pois então, vou tentar simplificar...


Não existe uma data exata para o surgimento do termo regtech mas acredita-se que o termo surgiu a partir da crise mundial de 2008. Contudo, é importante salientar que apesar de o termo ser recente, regtech não é uma preocupação do século XXI.


Primeiro, vou desvendar o mistério. Regtech é a abreviação para regulatory technology, ou seja, tecnologia regulatória. Agora me respondam, vocês sabem quando surgiu a preocupação com regulamentação de tecnologia?


Em uma pesquisa rápida na internet vocês podem encontrar menções aos anos 80, depois mais fortemente aos nos 90 e crescendo exponencialmente até chegar nos dias de hoje. Temos problemas de longa data na compreensão dessa tecnologia, ela é facilmente confundida com segurança da informação, ITIL/COBIT, ISO, em alguns casos também é confundida como uma área do direito.


A verdade é que regtech é mais que SI, códigos de conduta ou aplicação das normas e diretrizes de regulamentações e/ou leis em uma empresa.


Que regtech é uma área da tecnologia ninguém tem dúvidas mas afinal, o que diferencia regtech do restante?


Basicamente, regtech é o meio para para simplificar processos regulatórios de qualquer espécie. Poderíamos dizer que regtech utiliza de tecnologia da informação, aliada à automação de processos e aplicação das normas e diretrizes de regulamentações e/ou leis? Eu creio que sim, pois tudo o que regtech faz é isso, simplificar o processo de compliance a qualquer código de conduta, regulamentação ou lei.


Há quem diga: "Mas é só questão de organização do processo e estabelecer um framework eficaz e aplicá-lo."


Eu poderia falar sobre a visão de qualquer outra área de regulamentação aqui para exemplificar mas nenhuma eu teria tanto embasamento para falar quanto às regulamentações de proteção de dados.


Como escrevo esse artigo para brasileiros, também não faria sentido falar a partir de outra regulamentação, que não seja a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados.


Não é novidade que há muita discussão sobre quem deve atuar com a LGPD, quem pode atuar como DPO, entre diversas outras discussões quando o assunto é a nova lei.


O que quero dizer é que o profissional regtech, é o profissional focado em um tipo de regulamentação ou até mesmo em um só regulamentação, como a LGDP por exemplo.


Esse pode ser da tecnologia, do direito, da administração, do recursos humanos ou qualquer outra área, desde que possua (e é por isso que não há graduação ou certificação exigida para se atuar na área) conhecimentos sólidos em tecnologia, na regulamentação e na experiência prática com essa adequação de infraestrutura.


E põe uma ênfase quando falo da experiência prática. O meu conselho é, e sempre será: se vocês estão começando agora, tenham parceiros em todas as áreas que são necessárias para a adequação à regulamentação ou lei que você queira trabalhar. Com o tempo vocês terão a experiência necessária para assumir outros papéis dentro do ambiente regtech até chegar a hora de ser independente.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo